quinta-feira, 30 de junho de 2011

O Jogo na Teoria de Vygotsky


Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896 na Rússia e morreu precocemente em 1934 por tuberculose. foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
Para Vygotsky a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento infantil, principalmente porque oportuniza interações. Vygotsky defende que jogar e brincar atua na zona de desenvolvimento proximal do individuo, criando condições para que determinados conhecimentos sejam consolidados. Vygotsky defende uma teoria sócio-interacionista, onde primeiro o individuo aprende para depois se desenvolver, e a zona de desenvolvimento proximal é justamente um período onde a pessoa já possui certa potencialidade para começar a desenvolver determinada habilidade, mas que ainda não se consolidou. É o espaço em que a pessoa está em transição, em amadurecimento, por isso a intervenção através de oportunidades para interagir, conhecer e aprender serão determinantes para que a pessoa se desenvolva.



Diante da teoria sócio-interacionista, onde primeiro o individuo aprende para depois se desenvolver, Vygotsky reforça a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil. É fundamental que a criança tenha oportunidades para brincar, se movimentar, conhecer, experimentar, sentir, descobrir, explorar, criar, interagir para que possam desenvolver suas potencialidades. A teoria de Vygotsky enfatiza ainda mais a responsabilidade do professor no desenvolvimento do aluno. É fundamental que os professores, em suas práticas pedagógicas e metodologias de ensino, insiram jogos e brincadeiras com fins educativos, para que possam propiciar aos alunos excelentes experiências para que possam se desenvolver e aprender com maior facilidade.
O brincar desenvolve a função simbólica e a linguagem e trabalha com os limites existentes entre o imaginário e o concreto.
Para Vygotsky, o uso dos jogos proporciona ambientes desafiadores, capazes de “estimular o intelecto” proporcionando a conquista de estágios mais avançados de raciocínio. Quando o professor propõe situações de jogos na sala de aula, ocasiona momentos de afetividade entre a criança e o aprender, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa.



Enfim, jogos e brincadeiras combinados ao processo de ensino, são uma excelente oportunidade de aprendizagem, além de propiciar as crianças desenvolvimento físico, motor, intelectual, psicológico, aprimorar as habilidades sociais, a interação e o raciocínio.

14 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de saber como eu poderia citar este artigo em um trabalho da faculdade.
    Meu email para contato é : henrickstevan25@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Alguém pode dizer por favor o nome desse livro?

    ResponderExcluir
  3. por favor alguém pode me dizer alguns exemplos de classificação de brincadeiras, sendo classificadas em pedagógicas, sociais, e psicologicas

    ResponderExcluir
  4. Como eu poderia referenciar esse artigo em um trabalho da faculdade?

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber como posso citar este artigo em um trabalho da faculdade. Ou se é um livro, qual o título, editora....
    Meu e-mail é acbiologa@gmail.com
    Gratidão

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, queria saber como posso citar esse artigo num trabalho da faculdade
    Me mande por email por favor: yurichristian97@gmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber como posso citar esse artigo em um tebaltra da faculdade. Meu e-mail de contato e tatianerpletsch@gmail.com
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  8. Como posso usar este artigo no trabalho de faculdade. .me responda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,estou fazendo um artigo.
      Minha orientadora disse que podemos citar a fala do autor.Porém dizer logo após o a nossa opinião sobre tal citação.

      Excluir