quinta-feira, 23 de junho de 2011

Jogos Cooperativos

Imagem Google: Ministério da Educação - Brasil

Hoje eu li um artigo muito interessante do Fábio Otuzi Broto, que fala sobre a importância de jogos cooperativos. Para Brotto, hoje a sociedade tem valorizado muito a competição, mas ele acredita que tanto competir como cooperar são valores culturais, são atitudes que podem ser ensinadas e apreendidas através da educação.
O autor afirma que as pessoas não são ensinadas a jogar por alegria, prazer ou diversão, apenas para vencer. Assim os jogos tornam-se espaço para tensão, derrota, ilusão de melhor ou pior e gera sentimentos como raiva, medo, fracasso, frustração e rejeição. Brotto acredita que nem a escola tem dado ênfase para atividades que promovam interações positivas.
A ideia dos jogos cooperativos é que os participantes joguem para superar desafios e não para superar os outros. O objetivo desses jogos é diminuir a pressão para competir, promover a interação e a participação de todos; são jogos para unir as pessoas e ensiná-las a compartilhar e a trabalhar em equipe.
Para se colocar em prática os jogos cooperativos não há a necessidade de criar novos jogos, é possível apenas modificar as regras dos jogos já existentes. Os professores podem incentivar os alunos a refletir sobre as possibilidades de transformação do jogo, na perspectiva de melhorar a participação, o prazer e a aprendizagem de todos.
Dessa forma os jogos poderão ser um excelente espaço de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de crianças e jovens.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário