sábado, 18 de junho de 2011

As crianças têm o Direito de Aprender Brincando

A maioria dos grupos sociais hoje reconhece que a brincadeira é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil; com o advento de pesquisas sobre o desenvolvimento humano, observou-se que o ato de brincar conquistou muito mais espaço no âmbito educacional. Isso prova que brincar é importante para o desenvolvimento humano e para o processo de aprendizagem.
Brincar está presente até mesmo no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), onde a brincadeira é colocada como um princípio fundamental e é defendida como um direito, uma forma particular de expressão, de pensamento, interação e comunicação entre outras crianças.
Esse documento, tendo em vista a melhoria da qualidade de ensino, estabelece que no processo de aprendizagem, o educador tem que garantir à criança o direito de se expressar, movimentar e brincar.
O Direito de Brincar da Criança também é defendido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), regulamentado no Artigo 277 da constituição de 1988 e na lei nº. 8.069, de 13 de Julho de 1990, onde diz que a criança também é cidadã e deve ter seus direitos defendidos, assim no Capítulo II (do Direito à liberdade, ao Respeito e a Dignidade) no Artigo 16 é definido que o direito à liberdade da criança envolve brincar, praticar esportes e divertir-se.
A importância do Brincar no processo Educativo também está presente na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1999), onde há uma preocupação em sensibilizar os educadores para a importância de inserir brincadeiras no processo de ensino.
Verifica-se nestes documentos que a inserção do Brincar pode constituir-se em um elemento essencial para o ensino no processo educativo. O Brincar é fundamental para melhorar a qualidade de ensino, promovendo melhores condições para o desenvolvimento da educação.

2 comentários:

  1. OBRIGADA ME AJUDOU MUITO, PARABENS PELO SEU BLOG,BJSS

    ResponderExcluir
  2. Poderia me informar qual a referencia bibliográfica do seu artigo? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir