domingo, 3 de julho de 2011

A Importância do Faz-de-conta

Hoje eu li um artigo muito interessante do Lino Macedo na revista Nova Escola. Nesse artigo o autor afirma que “brincar é mais que aprender, é uma experiência essencial, um modo de decidir como percorrer a própria vida com responsabilidade”. Além de afirmar que jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem, Lino afirma que o lúdico permite às crianças vivenciarem experiências fundamentais que terão implicações para toda a vida.
Quando as crianças brincam, elas fazem representações, vivem a experiência de reconstruir o cotidiano e simbolizar a vida; mesmo ao brincar de faz-de-conta, as crianças envolvem-se naquele contexto, podendo compreender e aceitar melhor a realidade que a cerca. Por exemplo, quando a criança brinca de casinha e representa a mamãe que trabalha fora, trabalha em casa, disciplina os filhos etc., ela pode suportar ou compreender os tempos que a mãe, fica longe dela. Ao brincar de faz-de-conta a criança aprende a representar as coisas e as pessoas a seu modo, elas recriam a realidade, compreendendo o sentido e o valor das coisas.  
Nos jogos e brincadeiras a criança também tem a oportunidade de fazer escolhas, desenvolver planejamentos, aprender com os erros, repensar em suas ações e recomeçar. Tomas essas são situações e atitudes que acompanharão as pessoas por toda a vida, assim, quando a criança tem a oportunidade de trabalhar com isso desde bem cedo, ela estará mais preparada para lidar com suas conquistas e frustrações, administrar sua vida e tomar decisões com mais segurança e responsabilidade.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincar-mais-que-aprender-jogos-brincadeiras-aprendizagem-541594.shtml

2 comentários:

  1. ótimas dicas de jogos, vou aplicar no colegio particular zona norte SP, recomendo aos pais e professores, os alunos irão gostar e aprender muito, muito legal o post

    ResponderExcluir
  2. ótimo post, vou aplicar esse conteúdo no colegio objetivo zona norte SP legal demais, bem bacana

    ResponderExcluir